29.3.11

O Caminho

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho,
que andam na lei do Senhor. Sal. 119:1.

Extraviar-se é uma experiência traumática. Mais ainda se você não sabe que está extraviado e só descobre quando já é tarde e está longe do seu destino. Conhecer o caminho é indispensável. Esse é o motivo por que se atualizam os mapas e se vende uma enorme quantidade de bússolas.

Hoje o salmista menciona o “caminho”. Ele diz que as pessoas bem-aventuradas – felizes, em hebraico – são aquelas que encontraram o caminho e permanecem “irrepreensíveis” nele.

Existe um caminho que conduz à felicidade. Se você o encontrou, chegará ao porto desejado. Quem não quer ser feliz? Por que nem todos alcançam a tão almejada felicidade? O texto de hoje afirma que não basta querer. É preciso encontrar o caminho.

Vivemos num mundo de muitos caminhos. De uma maneira ou outra, todos prometem levá-lo à felicidade. São caminhos mentirosos, falsos e ilusórios. Talvez o levem ao encontro do prazer, do poder, da fama e da riqueza. Mas isso não é necessariamente felicidade.

Um dia, os discípulos de Jesus Lhe pediram: “Senhor, mostra-nos o caminho.” A resposta do Mestre foi: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Jesus é o único caminho que conduz a uma vida plena. Essa é a verdade mais contundente do Universo. Quando você abre o coração a Jesus, abriu o coração à felicidade.

Abrir o coração a Jesus significa andar no seu caminho. Andando nele, você aprenderá a abrir o coração à vida e a lutar, vencer e viver sem temor das adversidades deste mundo.

Existem pessoas que chegam ao fim da vida e descobrem, com tristeza, que seguiram muitos caminhos, mas não o Caminho.

“Já não tenho mais tempo para retornar”, disse-me outro dia um homem de idade avançada. A boa notícia de hoje é que nunca é tarde para dar meia-volta. Jesus só precisa de um segundo para fazer tudo de novo.

Está você cansado de lutar? Nada parece dar certo até aqui? Lembre-se do conselho de hoje: “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.”

Nenhum comentário: