13.1.11

Quem são os espíritos do espiritismo?

















O Espiritismo moderno nasceu em 1848, nos Estados Unidos, onde John D. Fox e sua família presenciaram barulhos sobrenaturais em sua casa, em Hydesville, Nova Iorque.

O movimento tomou rapidamente uma grande extensão, passou á Europa, e encontrou na França um zeloso defensor na pessoa de Hippolyte Rivail, nome de Allan Kardec.

Em resumo, o Espiritismo é uma crença que admite a existência de espíritos desencarnados (os mortos) e a possibilidade de comunicação com eles. Nasce assim, um conceito particular do ser humano. Com efeito, os espíritas acreditam que o homem compõe-se de três elementos: o corpo material, a alma espiritual que, por natureza, não pode perecer e, entre estes dois elementos, uma terceira realidade chamada corpo astral.

Na realidade o espiritismo não é senão uma hábil adaptação de doutrinas e práticas muito antigas (Gênesis 3:1-5) ás exigências da vida e pensamentos modernos.

Ainda que seja difícil estabelecer uma classificação dos fenômenos pelos quais se manifestam os chamados “espíritos desencarnados”, distingue-se um conjunto de:

Fenômenos Físicos (mesas rodantes, levitação, rapsodomancia[1], movimentos á distância, fenômenos luminosos, magnéticos e elétricos, barulhos, gritos, vozes, etc.).
Fenômenos Fisiológicos (sono magnético, isensibilidade, materializações e desmaterializações, etc.).
Fenômenos Psicológicos ou Fisiológico-psicológicos (clarividência, lucidez, predições, tipologia, aparições, fantasmas, linguagem e escrita automáticas, etc.).
Quanto á proveniência desses fenômenos, deve-se distinguir aqueles que são fraudes (mais ou menos a metade), os que são de ordem natural e os que são verdadeiramente sobrenaturais.

O que Deus ensina em sua Palavra sobre a morte?

De acordo com a Bíblia, quando um a pessoa morre ela está em total inconsciência. Veja: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem “coisa nenhuma”, nem tampouco terão eles recompensa, pois sua memória está entregue ao esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram: para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5,6- leia também Salmo 6:5;Salmo115:17;Salmo 146:3,4;Isaías 38: 18,19)

A Bíblia diz que Jesus Cristo criou todas as coisas com Deus o Pai, e que Ele existe desde a eternidade. “Ele é a imagem do Deus invisível o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste .(todos vivem por meio Dele, pois é Jesus quem dá vida e respiração a todas as criaturas do universo- Colossenses 1:15-17) (Leia Miquéias 5:2; João 1:1-3-conf. Apocalipse 19:13; João 17:5; Romanos 9:5; Filipenses 2:5-11; Colossenses 2:8-10; Tito 2:13; Hebreus 1:6-12; I João 5:20, etc.)

Pelo fato de Jesus ter ajudado a Deus, o Pai, e também o Espírito Santo, a criar todas as coisa, é muito óbvio que Ele saiba melhor que qualquer um como é a morte. Vejamos o que Jesus diz sobre a morte:

“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito á morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu...” (João 11:11-14- grifo nosso)

Depois de ficar doente, Lázaro morreu. E o que Jesus disse a respeito da morte de Lázaro? Disse que ele estava dormindo! Não devemos duvidar do Senhor. Ele sabe melhor que nós qual é o estado do homem na morte. A Bíblia compara a morte a um sono em aproximadamente 53 lugares diferentes.

Deus, que não pode mentir (Tito 1:2;Números 23:19) nos promete que um dia irá ressuscitar todos os seus filhos. Esta é a solução de Deus para a morte. “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como orvalho de vida, e a terra dará á luz os seus mortos” (Isaías 26:19).

Em I Coríntios 15:51,52 e 54, o Espírito Santo continua: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos. Num momento, numa abrir e fechar d’olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós sermos transformados... e quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória...”

A ressurreição ocorrerá no último dia (João 6:40), quando Jesus voltar (l Tessalonicenses 4:13-18).

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. (1 Tessa 4:13-18 RA)

O senhor Jesus diz : “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Portanto, o único meio, de acordo com o que Deus ensina, de termos vida “após a morte” é sermos ressuscitados. Se a pessoa ao morrer fosse para o céu ou para qualquer outro plano astral, que necessidade haveria de Jesus voltar e nos ressuscitar, se já estivéssemos no céu?

Quem são os Espíritos do Espiritismo?

Neste momento surge a pergunta: “Se os mortos estão inconscientes e não podem comunicar-se conosco, quem são os espíritos do espiritismo?” A resposta pode ser dura, mas como servo de Deus, e alguém que se preocupa com seu bem-estar e felicidade eterna, tenho de lhe informar.

De acordo com a Bíblia, os espíritos que se comunicam com as pessoas nas sessões espíritas, não são de pessoas mortas, mas sim de demônios. “Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo- Poderoso” (Apocalipse 16:14) Estes seres são anjos caídos que acompanharam lúcifer (satanás ou diabo) na rebelião contra Deus.

Deus nos adverte: “Não vos voltareis para os necromantes (quem consulta os “mortos”), nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levítico 19:31)

E continua: “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu (o próprio Deus é quem está dizendo isto!) me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo...” (Levítico 20:6)

O objetivo de satanás, através do espiritismo, é enganar as pessoas. Ele sabe que, se conseguir fazer com que uma pessoa acredite que está conversando com um ente que faleceu, facilmente introduzirá na pessoa a falsa crença de que podemos consultar mortos, fazendo assim que o praticante aceite as falsas doutrinas por ele ensinadas e se afaste de Deus. (a pessoa que consulta espíritos normalmente não tem tempo para Deus. Leia Isaías 8:19,20)

Como Deus considera a prática de consultar “mortos”?

Leia com atenção o verso abaixo:

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador , nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor... (Deuteronômio 18:10-14)

Podemos ver, com esta declaração do criador, que Ele abomina (repugna, detesta) o consultar aos mortos, pois quem está falando nos centros espíritas não são espíritos de pessoas, mas sim anjos maus.

Se o espiritismo fosse algo bom, será que Deus iria proibir? Claro que não, pois o Senhor “nenhum bem sonega aos que andam retamente” (Salmo 84:11)

Deus odeia o espiritismo, mas ama muito os espíritas. Ele está disposto a ajudar-lhes a se libertarem do inimigo. É só pedir, e ele dará o socorro.

Se estas vozes não são das pessoas que morreram, como é que ouço exatamente a voz de meu parente ou amigo que morreu quando estou numa sessão espírita ?

Os anjos são uma ordem de seres sobre-humanos que têm o poder da “personificação”, isto é, conseguem assumir a forma e a aparência de seres humanos, e podem usar homens como médiuns, por meio dos quais falam (leia Gênesis 18:1-35; Juízes 6:22; 13:21; Hebreus 13:2). O anjo de Deus que obstruiu a passagem de Balaão lhe falou por intermédio de uma jumenta (Números 22:21-25) e satanás falou a Eva por intermédio de uma serpente (Gênesis 3:1-4). Podemos ver que, além de imitar a forma humana, os anjos podem falar através de outras criaturas, inclusive por meio de seres humanos.

Como os demônios estão sempre acompanhando a vida das pessoas para as destruir (não o fazem porque Deus não deixa), eles facilmente aprendem o tom de voz das pessoas e inclusive sabem até onde elas guardam objetos de uso pessoais. É por isso que, ao conversar com um a pessoa em uma sessão, eles sabem até o local onde o falecido guardou algum pertence ou coisa parecida. Esses anjos maus têm o poder até de imitar o “cheiro do perfume” usado pelo morto enquanto estava vivo, e muitas coisas mais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o esposo de uma senhora escocesa foi considerado como “desaparecido” durante um ação militar. A esposa esperou e orou pelo regresso do marido, mas parecia certo que ele havia morrido. Amigos bem intencionados convidaram-na a assistir uma sessão espírita, na qual ela procuraria estabelecer contato com “ele”.

Ela foi e ficou assombrada ao ver um aparição que muito se assemelhava ao marido. Conversaram, e “sua” voz revelava o mesmo timbre familiar. Ela emocionou-se enquanto “ele” trouxe à tona na conversa muitos assuntos íntimos. Qual não foi, entretanto, a surpresa e a confusão desta senhora quando, após alguns meses, o marido apareceu repentinamente em casa, gozando de perfeita saúde. Nem mesmo havia sido ferido em batalha !!!

Muito em breve, não apenas umas poucas pessoas, como esta mulher, mas o mundo inteiro – todos os que confiaram na falsidade – dar-se-ão conta de que foram enganados pelo príncipe do mal. Será, então, demasiado tarde para aceitar a graça de Deus.

Se você ainda não se encontra ao lado de Deus, receba sua Graça AGORA. “eis agora o dia da salvação” (II Coríntios 6:20). Tudo o que você necessita, é dizer: “Senhor, aceito a Jesus Cristo como meu Salvador pessoal. Concede-me força para crer em sua Palavra e para andar corretamente no caminho”. Você não pode comprar a salvação, mas pode recebe-la como um Dom gratuito de Deus. A partir daí, não importa o que lhe reserve o futuro, você será sempre um filho ou filha de Deus.

Como explicar as “experiências pós-morte”, que já aconteceram com milhões de pessoas ?



Vejamos alguns fatores básicos:

1o)Nenhuma dessas pessoas que afirmam ter tido experiências pós-morte estavam realmente mortas.

A morte é definida de duas maneiras: “Morte Clínica” e “Morte Biológica”. Já ouviu falar que os médicos conseguem fazer voltar a pulsação de uma pessoa, quando para? Os médicos só conseguem isto porque a pessoas estava apenas morta “clinicamente”. Morte Clínica é aquela que somente o coração para de bater. Acontece primeiro. Alguns minutos mais tarde, acontece a “morte Biológica”. Morte Biológica é aquela em que o coração para de bater, a pressão cai, o cérebro não funciona e todo o organismo pára seu funcionamento.

Para a pessoa estar morta realmente, ela precisa estar morta “Clinicamente” e Biológicamente”. Isto é comprovado pela medicina. As pessoas que dizem ter tido “experiência pós-morte” estavam apena mortas “Clinicamente” (apenas com o coração parado). Isto quer dizer que elas não estavam mortas, pois para morrer é preciso estar morto Clinicamente e Biológicamente! Nossa mente pode facilmente nos enganar, principalmente quando em um momento de trauma (por algum acidente sofrido, estado de coma, etc.)

2o) Muitas dessas “experiências pós-morte” se assemelham a alucinações.

Um homem chamado Timothy Leary, após ter comido um quilo de cogumelos Mexicanos, disse: “eu reconheço que tinha morrido; vi meu corpo na cama...”

(Jornal de Sábado, 2 de Novembro de 1963, págs. 31,32)

Veja o fato! Ele não havia morrido; estava apenas com uma alucinação, por causa da indigestão que teve! Achou que tinha morrido, mas não foi isso que aconteceu.

Outro caso é o do Author Aldous Huxley. Depois de ter usado drogas, relatou: “Vi que não era eu mesmo. Meu corpo parece que se desligava de mim mesmo...”

(The Doors of Perception, Aldous, pág. 52)

Reconhecemos que as chamadas “experiências pós-morte” são intrigantes. Mas podemos perceber que Satanás e os anjos maus tentam nos enganar neste assunto. Neste caso, por exemplo, a pessoa que supostamente havia passado por uma experiência pós-morte, sentiu “desligando seu espírito do corpo” porque estava sob a influência de drogas.

Você sabia que é possível através de experimentos médicos uma pessoa ser induzida a ter a sensação de estar deixando o corpo? O Dr. Ladislas Meduna administrou 30% de monóxido de carbono e 70% de oxigênio em uma cobaia humana. Agora veja o que esta cobaia disse:

“Eu senti como se estivesse olhando para mim lá em baixo, fora do corpo” (isto está documentado na literatura médica)

A pessoa pode ser induzida a sentir algo que não era realidade. Não estava saindo do corpo; apenas foi induzida pela substância que o médico administrou nela.

Você já teve um pesadelo, onde parecia que você estava caindo em um precipício? Apesar de sentir que estava caindo, isto não estava acontecendo. Já sonhou estar sendo perseguido? Está correndo em câmara lenta, e de repente alguém te pega! Mas isso realmente aconteceu? Isto nos mostra que é possível para a mente perceber coisas que não acontecem, mas para nós no momento “parecem” reais.

3o) As chamadas “experiências pós-morte” contradizem o livro feito por Deus: A Bíblia.

As experiências pós-morte podem acontecer quando alguém está sob a influência de drogas, com alguma indigestão, por experimentos médicos e também quando falta oxigenação no cérebro. Mas algo que deve ficar claro é que de acordo com a Bíblia, nenhuma pessoa tem a capacidade de morrer e voltar (apenas na ressurreição, quando Cristo voltar e chamá-la). “Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce á sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará á sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais.” (Jó 7:9,10). “Porque dentro em poucos anos eu seguirei o caminho de onde não tornarei.” (Jó 16:22). A Bíblia é clara em afirmar que os mortos não voltam. Portanto, as pessoas que acreditam ter passado pela experiência de terem morrido, na verdade não morreram. Não devemos duvidar da superior Palavra de Deus.

No livro de Hebreus 9:27, Deus nos ensina: “E, assim com aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, juízo...”. De acordo com este verso, podemos concluir duas coisas:

Ø Que a Reencarnação não existe; (pois o verso fala que morremos uma vez apenas, e não duas ou três, continuando assim um ciclo de reencarnações). (Temos uma carta específica sobre a Reencarnação, que você poderá solicitar.)

Ø Que as chamadas “experiências pós morte” também não existem, pois se existissem, a pessoa já teria morrido e, conseqüentemente se tornaria imortal, pois a Bíblia diz que morremos uma só vez; a pessoa já teria passado pela sua única morte obrigatória.

Esta vida é a única oportunidade que temos de aceitar o chamado de Deus.

4o) Essas experiências pós-morte trazem uma imagem totalmente errada de Como é Deus e o como é o Céu.

Muitos relatam que, ao “passarem” pela morte, são envolvidos por uma luz que supostamente é Deus. Mas a Bíblia ensina que Deus não é uma luz, mas alguém pessoal, com rosto real. É alguém a quem vamos poder abraçar e com que vamos poder com versar. (Gênesis 1:27; Êxodo 3:1-15; Êxodo 33:17-23; Números 12:5-8; Atos 7:56; Apocalipse 21:2-5, etc.). Não é maravilhoso sabermos que nosso Deus não é uma “forma de energia”, mas um ser que nos ama, e que poderemos estar para sempre com Ele?

Amigo, quando formos para o céu, não seremos “luzes” a vagar no espaço; teremos corpos reais. Esta é a vontade de Deus para a humanidade.

Também é relatado, pelas pessoas que passam por isso, que uma “luz” as envolve em uma espécie de “túnel brilhante”. Jesus novamente nos oferece algo melhor que um “túnel”: o Céu. Este lugar Cristo nos está preparando (João 14:1-3 Hebreus 11:10) é maravilhoso. As ruas são de ouro, as portas de pérola, e os fundamentos da cidade são todos de pedras preciosas. Entre tantas outras coisas há um lindo rio, árvores e flores delicadas. (para maiores detalhes de como será o céu, leia Apocalipse 21:9-27 e 22:1-5).

Podemos imaginar a paisagem mais linda do mundo, entretanto não chegará nem perto do que é o céu! Como dizem as Escrituras: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Coríntios 2:9)

Deus tem mais a te oferecer do que um túnel brilhante. Será o Paraíso! E o mais formidável é que Deus estará pessoalmente conosco. Os planos de Deus não são melhores?

O que são Espírito e Alma?

Espírito

No Antigo Testamento, a palavra hebraica Mwr ruwm (ruach). Esta palavra aparece 377 vezes nas Escrituras e é traduzida com vários sentidos:

v Vento – (Gênesis 8:1,...);

v Princípio Vital – (Gênesis 6:17; 7:22,...);

v Coragem – (Josué 2:1,1...);

v Vitalidade ou força – (Juízes 15:19,...);

v Ânimo – (Jó 17:1,...);

v Disposição – (Isaías 54:6,...);

v Caráter Moral – (Ezequiel 11:19,...).

v Espírito de Deus – (Isaías 63:10,...)

v Sede das emoções – (I Samuel 1:15,...)

Perceba que o “espírito” ou “fôlego” de uma pessoa é o mesmo que o “espírito” ou “fôlego” dos animais (Eclesiastes 3:19). Todos têm o mesmo espírito, ou seja, o fôlego [ou a energia vital] oriundo da boca de Deus.

No Novo Testamento, a palavra grega para espírito é pneuma (pneuma), Esta palavra aparece 220 vezes, sendo na língua inglesa traduzida por 16 palavras diferentes. Também é traduzida com vários sentidos:

· Espírito

· Respiração

· Atitude ou estado de espírito – (Romanos 8:15; I Coríntios 4:21; II Timóteo 1:7; I João 4:6,...);

· Hálito ou sopro de Deus – (II Tessalonicenses 2:8,...);

· Consciência – (I Coríntios 2:11,...);

· Anjos e demônios – (Hebreus 1:14; Efésios 2:20; I Timóteo 4:1,...);

· Aplica-se como apelativo a Cristo – (II Coríntios 3:17,...)

· A Divina Natureza de Cristo – (Romanos 1:4...);

· A Terceira Pessoa da Trindade – (Efésios 4:30; Romanos 8: 9-11; I Coríntios 2:8-12,...).

Espírito então não seria uma entidade imaterial fora do corpo, mas sim o “sopro”, o “fôlego de vida” que saiu da boca de Deus (Gênesis 2:7); é este “fôlego” que é o nosso “espírito” e nos mantém vivos.

Portanto, a passagem de Eclesiastes 12:7 que diz: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, a tradução deste verso, da língua original hebraica que foi escrito seria: “e o pó volte à terra, como o era, e o fôlego de vida (espírito) volte a Deus, que o deu”.

Se o espírito voltasse para Deus (na forma de uma entidade pensante como dizem alguns teólogos), teríamos de supor por este verso que inclusive o “espírito” dos maus vai ao céu, o que seria inadmissível. Se tanto mau como bom tivesse seu espírito indo para Deus, então poderíamos ser bons ou maus que daria no mesmo.

Mas, de acordo com a correta tradução da palavra de sua língua original, vemos em Eclesiastes que, tanto o “fôlego de vida” dos maus quanto dos bons volta para Deus reintegrá-lo no ar.

Este fôlego de vida não é pensante; é apenas um princípio vital um ar que saiu da boca de Deus. Se o espírito fosse algo vivente por si só, porque então foi necessário que Deus criasse um corpo para colocar este espírito? Não seria necessário. O fato de o Senhor criar o corpo demonstra que sem o corpo, não há vida ao espírito (fôlego), pois para existir vida depende da união destes dois elementos.

Alma

No antigo Testamento, a palavra “alma” vem da palavra hebraica vpn (nephesh) e do grego quch (psuche); e ocorre aproximadamente 755 vezes, sendo traduzida de diferentes formas, dependendo do contexto. No Novo Testamento, a palavra grega é “psyche” e ocorre aproximadamente 105 vezes. Vejamos os significados e como é traduzida esta palavra:

Ø Vida – (Gênesis 35:18; Gênesis 9: 4,5; Salmo 31:13,...);

Ø Pessoa – (Gênesis 14:21; Deuteronômio 10:22; Atos 27:37,...);

Ø Cadáver – (Números 9:6,...);

Ø Apetite – (Eclesiastes 6:7,...);

Ø Coração – (Êxodo 23:9,...);

Ø Ser vivente – (Apocalipse 16:3,...);

Ø Pronomes pessoais – (Salmo 3:2; Mateus 26:38,...).

A palavra “alma” aparece na Bíblia aproximadamente 1600 vezes, e em nenhum caso refere-se a uma entidade fora do corpo, ou que seja “imortal”. O único ser imortal é Deus.

a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! (1 Timóteo 6:15-16 RA)

Mas porque existem tantos sentidos para as palavras “Alma e espírito”? A língua e o alfabeto hebraico são muito pobres em verbetes. É uma língua que não tem vogais, preposições, ou conjunções. É por causa desta escassez de palavras que uma palavra assume vários sentidos.



Como comparação, vejamos a língua portuguesa. Mesmo sendo rica em letras e verbetes, enfrenta certas dificuldades. A palavra “manga” tem mais de 1 sentido: manga de um casaco; a fruta cujo nome é manga, etc. Se a nossa língua, com mais de 400.000 verbetes tem palavras com vários sentidos, imagine o alfabeto hebraico !

De acordo com a Bíblia, alma é a pessoa como um todo. Em Gênesis 2:7 lemos: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

Veja bem:

Pó da terra (corpo) + fôlego de vida (espírito) = “alma vivente”

“Com setenta almas [=pessoas], teus pais desceram ao Egito; e, agora, o Senhor teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.” (Deuteronômio 10:22)

Espírito é o fôlego da boca de Deus, o princípio vital que nos mantêm vivos. (Gênesis 2:7).

Portanto fica claro que nenhuma destas duas palavras, nem “alma”, nem “espírito” no seu sentido bíblico, tem qualquer conotação de existência fora do corpo.

Podemos ter certeza de que as curas realizadas pelo espiritismo são de Deus?

Curas miraculosas por forças sobrenaturais ocorrem com freqüência hoje, como ocorriam no passado. Ocorriam curas nos antigos cultos pagãos.

Ao avaliar-se tal fenômeno, é preciso ter muito cuidado; a base de nossa avaliação deve ser a Bíblia, a única regre de fé que Deus nos deixou (pois é o suficiente ). Sabe porque é necessário cuidado neste assunto? Porque satanás tem poder de curar doenças. Por isso, o mais prudente é utilizarmos a Palavra de Deus para avaliarmos se tal cura foi realizada por Deus ou pelo diabo.

Vejamos alguns exemplos Bíblicos de milagres realizados pelo inimigo de Deus, para que possamos ver que realmente ele tem poder de realizar coisas miraculosas:

Há muitos anos atrás Deus usou um homem chamado Moisés para libertar o povo de Israel do cativeiro Egípcio (é chamado de povo de “Israel” porque são descendentes de um homem chamado Israel). Para provar a Faraó que foi Deus quem tinha enviado a Moisés, o Senhor realizou milagres diante de Faraó por intermédio de Moisés, para ver se ele libertaria o povo. (leia Êxodo cap. 7 e 8...)

Um dos primeiros milagres que Deus realizou, foi transformar uma vara em uma serpente.(Êxodo 7:10). Sabe o que aconteceu? “Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com suas ciências ocultas. Pois lançaram eles cada um a sua vara, e elas se tornaram em serpentes...” (Êxodo 7:11,12)

Outros milagres realizados por Deus através de Moisés (e seu irmão Arão) foram “transformar a água dos rios em sangue” (Versos 20,21) e o “surgimento de rãs” (Êxodo 8:6). Queres ver o novamente aconteceu?

“Porém os magos fizeram o mesmo com sua ciências ocultas...” (Êxodo 7:22; 8:7)

Percebeu, amigo? Satanás tem poder de imitar alguns milagres realizados por Deus. Ele tem poder de até fazer “descer fogo do céu” (Apocalipse 13:13,14).

Mas o que Satanás ganha em fazer o bem ás pessoas? Veja:

O diabo sabe que, quando uma pessoa deixa-se enganar por tais milagres, ela é amarrada ao espiritismo com todas as conseqüências perigosas, presentes e futuras. Satanás obtém completo controle de sua vida. E o livramento desse controle só é possível mediante árdua batalha com o auxílio de Deus.

“Os pacientes submetidos á influência dos espíritos curadores ou mesmo de hipnotizadores, terão algumas vezes de levar pelo resto da vida os efeitos debilitantes e destrutivos dessas operações, a menos que Deus intervenha e os liberte”. [2]

Falando a respeito de certa mãe, uma escritora chamada Ellen White conta: “São lhes contadas as maravilhosas curas realizadas por algum clarividente ou curador magnético, e ela confia o seu querido ser (filho) aos seus cuidados (do médium), colocando-o nas mãos de satanás tão verdadeiramente como se ele estivesse ao seu lado. Em muitos casos a vida futura da criança é controlada por um poder satânico que parece impossível quebrar”.[3]

É muito perigoso irmos a sessões espíritas, principalmente levarmos nossos filhos! Devemos ensinar nossos pequenos a freqüentar a casa de Deus: a Igreja.

Veja o que Bíblia diz:

“E não é maravilha, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça...” (II Coríntios 11:14 e 15)

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, (1 Timóteo 4:1 RA)

De acordo com estes textos, podemos ver que o diabo e os demônios se fazem de “bonzinhos” nos centros espíritas para enganar as queridas pessoas que lá freqüentam. Ele fala com voz mansa, tranqüila, e até anima as pessoas “em nome de Deus”. Ele é “mestre” em enganar; temos de ter cuidado, “pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne (humanos) e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. (Efésios 6:12)

A Bíblia fala que nos últimos tempos, antes da volta de Jesus, satanás iria multiplicar seus esforços para iludir as pessoas. “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios de mentira. (II Tessalonicenses 2:9 - sublinhado nosso).

Como Satanás sabe que tem pouco tempo, pois será destruído juntamente com todos aqueles que preferiram seguir a ele e não a Deus (II Tessalonicenses 2:8; Mateus 16:27; Salmo 37:20; Malaquias 4:1-3), Ele quer levar muita gente á perdição. Ele pensa: “já que vou ser destruído, vou fazer com que muitos se percam comigo”. Esta é a razão pela qual o Espiritismo é tão perigoso.

É provável que você esteja triste e chocado(a) com algumas das informações que esta carta trouxe até você. Talvez você tenha estado enganado(a) por muito tempo a respeito do real perigo do Espiritismo. Se este for o caso tenha a certeza de que Deus ama muito você, e está disposto a tirar qualquer dúvida sobre este assunto que ainda esteja pairando em sua mente.

Estaremos orando ao Senhor, para que ele lhe dê todo o auxílio para libertar-se deste poder oculto, que seduz muitas pessoas sinceras, a quem Jesus ama e quer salvar.

Se você quer estudar mais a fundo este assunto, alguns excelentes materiais que você pode recorrer são os seguintes livros:

· “Segredos do Mundo dos Espíritos”- Roy A. Anderson;

· “Viagem ao Sobrenatural” – Roger Morneau;

· “Forças Misteriosas Que Atuam Sobre A Mente Humana”- Fernando Chaij;

· “Além do Conhecido Existe Vida” – Robert Leo Odom.

Estes livros podem ser adquiridos diretamente da editora:

Casa Publicadora Brasileira
(015) 250-8800

ou 0800 55-2616
Caixa Postal 34

CEP: 18270-000

TATUÍ – SP





Leandro Soares de Quadros

Setor de Respostas Teológicas
Sistema Adventista de Comunicação.

Nenhum comentário: