13.1.11

Feliz ânimo novo




















PR. FERNANDO IGLESIAS


Todo fim de ano é sempre assim! Cheio de adivinhos, fazendo previsões para o próximo ano! Numa reportagem feita por uma emissora de televisão antes da copa do mundo de 2002, na primeira semana de junho, quando a copa estava começando, foi gravada uma entrevista com previsões de quatro tipos de adivinhos:


1- Uma taróloga.

2- Um astrólogo.

3- Um babalorixá.

4- Um numerólogo.


Todos eles faziam previsões do que aconteceria na copa de 2002, quando pudemos depois assistir o Brasil sendo Pentacampeão do mundo.


- A taróloga: "Acredito que a Argentina também vai ser uma grande rival nesta Copa do Mundo".

ERRADO! A Argentina caiu na primeira fase.


- O astrólogo - "Dá para dizer, pelo estudo do mapa do Brasil que realmente a seleção dessa vez não vai ganhar o penta. A seleção não tem condições de ir muito longe, não tem condições de ir até a final"

ERRADO!


- O Babalorichá - "Há uma nuvem escura baixando sobre a seleção". E mais, quando perguntado sobre a Argentina, que nesta copa nem chegou a enfrentar o Brasil, caindo na primeira fase, ele jogou os búzios e disse: "Com certeza pode até existir um empate".


- O numerólogo - "Eu mando que o Brasil tenha muito cuidado com a república dos Camarões. A melhor numerologia este ano é a República dos Camarões".

- Tão ERRADO que Camarões caiu logo na primeira fase. E sobre a equipe da Argentina, o numerólogo disse mais: "Pelo que pesquisei, que senti pela vibração da numerologia, estou achando que os Argentinos vão vencer".


Olhar o horóscopo, ou consultar videntes é a maneira mais fácil que alguns encontram de tentar ver um futuro mais brilhante para a vida. Afinal de contas, quem não gostaria de, mesmo se vendo em condições difíceis ou passando por uma situação terrível, avistar um futuro melhor?

Mas que tal, se ao invés de você tentar saber qual será seu futuro, você investir seu tempo e esforços fazendo o seu futuro acontecer melhor?


Roberto era um jovem muito animado. Gostava muito de festas, de bagunça, de futebol. Principalmente de futebol!


ENTREVISTA:


Roberto Mota: - Como todo brasileiro eu sempre gostei muito de esporte, especialmente de futebol. Esse amor, essa paixão pelo futebol com o passar do tempo passou a ser a minha religião. Especialmente quando eu abandonei os caminhos de Deus. E isso fez com que eu me envolvesse com brigas em estádios.

Agora mesmo eu mesmo estando fora da igreja, longe dos caminhos de Deus eu mantinha ainda alguns padrões morais corretos, porque eu era uma pessoa educada. Mas você sabe que a pressão dos amigos sobre nós é muito forte. Os amigos exercem uma influência muito grande sobre nós. Foi quando um amigo, um mau amigo me disse: - Roberto eu sou tímido como você e sabe o que eu faço pra me liberar? Eu tomo um pouco de bebida alcoólica, então porque você não faz assim como eu, porque você não experimenta?

Bem eu disse a ele que nunca havia tomado bebida alcoólica na minha vida, mas ele me influenciou e nós fomos a um barzinho e meu amigo pediu uma cerveja. E a "primeira é sempre de graça!". Pode ser cigarro, maconha, cocaína, a primeira é sempre de graça.

Eu tomei uma dose de bebida, e como nunca havia bebido, eu achei horrível, desceu queimando, era amargo. Mas eu vi que o gosto era ruim mas o efeito era bom, porque eu fiquei mais solto mais leve, mas era apenas o efeito do álcool. E chegou o momento em que eu não conseguia dormir sem tomar dois copos de bebida alcoólica, não eram duas doses, era dois copos cheios, eu havia me tornado um alcoólatra.

O álcool é uma droga poderosa! E como o uso de uma droga pode levar ao uso de uma outra droga, bem isso aconteceu comigo, comecei experimentando maconha, depois passei para a cocaína. Um dia eu havia saído do Colégio Objetivo na Avenida Paulista onde eu estudava, quando eu estava me dirigindo para o Ipiranga, na casa dos meus pais, quando eu desci do ônibus eu vi meus amigos bebendo num barzinho, era um dia comum, um dia de semana eles me chamaram:

O Roberto quanto tempo, vem beber com a gente? Bem eu não queria beber, porque eu não queria chegar em casa cheirando à bebida, porque eu sabia que aquilo ia desgostar ainda muito mais a minha mãe, mas eles insistiram, e eu acabei entrando, e quando eu entrei e nós fechamos as portas do barzinho, porque "ia rolar" coisa muito mais perigosa que álcool ali, tinha lança perfume, maconha e cocaína.

Umas duas horas depois eu sai dali completamente alucinado, andei umas duas ou três quadras, cheguei no meu prédio, subi para o apartamento, nem sei como eu consegui chegar ali. Quando eu entrei, eu caí no carpete e comecei a ter convulsões, estava me debatendo, a minha mãe quando me viu, ela achou que fosse coisa espiritual, porque eu estava á cinco anos fora da igreja, e ela pensava:

Era um problema espiritual sim, eu estava longe de Deus, mas era uma reação químico-biológica, eu estava tendo era um princípio de overdose. Minha mãe achando que fosse um problema espiritual ao invés de ir procurar um médico, foi procurar o pastor, só que como o pastor do Ipiranga estava viajando, ela foi à casa do pastor de São Caetano e demorou muito.

Os efeitos das drogas passaram e eu acordei, estava sentindo dores terríveis no corpo inteiro, estava deitado no chão, sobre uma poça do meu próprio vômito, estava um cheiro horrível. Foi quando eu conversei comigo mesmo:

- Meu Deus como eu pude ir tão longe!

Ouvi também uma voz como que falando na minha consciência dizendo:

- Roberto você sabia o que devia ter feito e não fez, realmente você foi longe demais, você está sozinho, todos te abandonaram! Cadê os seus pais, cadê seus amigos, os irmãos da igreja, o pastor. Bem o melhor que você poderia fazer seria por um fim a tudo isso, porque você não se mata?

E eu atendi aquela voz Satânica, olhei para a janela e resolvi pular pela janela, eram 11 andares, com dificuldade me levantei, e tomei um impulso, e cai, só que não sei se ainda era o efeito da droga, eu calculei errado e bati no parapeito da janela e cai para trás de volta no carpete, e agora a minha situação estava pior, estava com dores mais fortes ainda. Ali eu cheguei ao ápice do meu desespero, a voz insistia:

- Que você é maconheiro, patife, sem vergonha eu sabia, mas covarde, vamos lá eu te dou um empurrãozinho, eu te dou uma força!

Eu procurava uma luz no fim do túnel e não via nada, foi então que eu decidi por fim a própria vida!

Vou interromper um pouquinho a narrativa do Roberto, você viu como ás vezes a nossa vida nos apresenta situações difíceis como esta. Problemas difíceis, terríveis! E vemos um futuro mais terrível ainda!

O engraçado é que o tempo passa. Mas as coisas não mudam muito! A gente só fica mais velho, e apesar de termos passado por muitos problemas, o próximo problema sempre parece ser o pior do mundo, e continuamos sentindo aquela sensação de que nunca, nada pior poderá acontecer!

Hoje por exemplo, que momento você está vivendo? Que rumo tem tomado a sua vida? Decisões tomadas no passado em momentos críticos transformaram você em um prisioneiro do futuro? Há uma doença, ou um vício adquirido que faz com que você veja cada vez menos esperança para o seu futuro? Você está passando hoje pela pior crise da sua vida? Existe uma saída? Uma luz no fim do túnel?

Jader é um famoso compositor Gospel. Seu talento, indiscutível! Uma das coisas que ele mais queria era ter um filho. Mesmo antes de ser pai havia escrito lindas músicas que descreviam o relacionamento entre pai e filho.

Agora estava passando por uma excelente fase na vida. Tinha realizado o seu maior sonho: ter um filho.

De repente, o inesperado - Um exame revelou que ele estava com câncer.


ENTREVISTA:


Jader Santos: - Quando a minha esposa ficou grávida foi um momento muito especial para nós dois, e quando ele nasceu no dia 24 de Maio de 1996 foi uma experiência muito linda, agente aproveitou o máximo aquele momento. Agora quando veio a noticia que eu estava com câncer, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi:

- E agora o que vai ser da minha esposa e do meu filho?

Eu nunca havia pensado que isso um dia poderia acontecer comigo! Ás vezes agente pensa na probabilidade de um acidente, mas câncer eu nunca havia pensado nisso. Mas eu tive que me deparar coma realidade. E então eu conversei honestamente com Deus:

- Senhor eu tenho feito um trabalho na sua causa, gosto do que faço, e se o Senhor quiser me preservar a vida eu estou entregue nas Tuas mãos. O trabalho que realizo é um trabalho, é um ministério, que tem que ser levado com seriedade, então outra coisa que acontece é que a agente começa também a olhar pra traz, a procurar a causa, a perguntar, e a gente é tentado a pensar:

- O que eu fiz na minha vida? Será que eu fiz alguma coisa errada? Será que Deus está me castigando?

Bem outra coisa que eu percebi é que o meu relacionamento famílias ficou mais estreito, mais próximo.

A minha esposa foi muito firme, muito forte e aprendi também que as pessoas que nos ama, são sofrem mais que a gente mesmo.

Em certos momentos eu tinha pena do que eles estavam passando, e isso mais do que mim mesmo, isso aproxima bastante a gente.

Depois o Jader continua com a sua história...

Algumas vezes tenho parado diante de textos bíblicos com uma tremenda interrogação em minha mente!

Algumas vezes fiquei incomodado ao ler Mateus 26:39. Sabe o que diz ali? "Senhor, se possível, passa de mim este cálice"!

Que pedido é este? Eu tenho que confessar que eu gosto muito mais quando estou vendo o Senhor mandando que os ventos e as ondas do mar se acalmem e aquietem-se. Prefiro imaginar o Senhor ressuscitando a filha de Jairo e curando todos aqueles leprosos. Gosto de assistir com a minha mente a cara de todas aquelas cinco mil pessoas que, aos poucos, se viram alimentadas por cinco pães e 2 peixinhos! Isto sim é comportamento de um Deus! Mas, pedir a Deus que, se possível, ajude-o a não ter que sofrer?

Eu confesso que me sinto assim muitas vezes! Eu me coloco em situações terríveis e depois acabo tendo que sofrer conseqüências daquilo que eu mesmo plantei. Eu sei que tantas vezes procurei ao Senhor Deus pedindo que me livrasse de situações que eu mesmo havia criado para mim. Mas, não com Jesus! Afinal de contas, Ele é Deus!

Foi Ele quem convocou uma reunião da Trindade pra planejar a criação do Planeta Terra. Foi Ele quem se ofereceu para morrer pelo homem, caso o homem se rebelasse contra Ele. Foi Ele mesmo quem ordenou para que este mundo se formasse e foi através dele que todas as coisas se fizeram neste mundo.

Foi o poder de sua voz que declarou: "Haja Luz!" Gênesis 1:3. Foi Ele quem se debruçou sobre aquele boneco de barro e pela vida que está nele, fez surgir vida da não vida!

E agora, justamente agora na hora de pagar a dívida com o universo o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis faz uma oração assim? "Passa de mim este cálice"!

Sim, eu sei que eu mesmo já orei assim várias vezes! Eu reconheço que nem deveria estar pensando o que penso. Mas eu posso me sentir assim: num túnel sem saída, ou até mesmo no fundo do poço, afinal de contas eu sou mesmo pecador. Mas Jesus não! Ele é aquele á quem os demônios temem! Ele é aquele a quem João Batista chamou de "O Cordeiro de Deus".

Que coisa maravilhosa! Sim! É assim mesmo que vejo ao Senhor Jesus! "O Cordeiro de Deus".

Quase até posso ouvir João dizendo estas palavras. Posso vê-lo levantando os olhos e apontando para Jesus e proclamando em voz alta: "Eis o cordeiro de Deus"...

Mas, sabe de uma coisa? Na maioria das vezes as respostas das coisas mais complicadas da vida estão bem aí na frente dos nossos olhos e nós é que não conseguimos enxergar! É sim! Da mesma maneira quando Maria, na porta do túmulo, no primeiro dia da semana, o dia da ressurreição, perguntava chorando ao jardineiro onde haviam posto o corpo de Jesus morto, sem perceber que o jardineiro era Jesus. Mas Jesus vivo! Ressuscitado!

Assim, quando depois de algum tempo se perguntando e até duvidando de que talvez exista uma resposta, você se depara com uma resposta tão perto de você, algo lindo acontece!

Sim, porque pra quem gosta tanto de um Jesus forte, apresentado como o cordeiro de Deus, bastaria ler o que diz o restante do verso: "...que tira o pecado do mundo". João 1:29.

Eu mesmo só lia estas palavras. Pra dizer a verdade, nunca sequer havia meditado nelas!

Eu nunca havia pensado que para tirar o pecado do mundo o Senhor tivesse que tocá-lo, como quem limpa o lixo da rua! Nunca pensei que em algum momento da sua vinda aqui a esta Terra o Senhor tivesse que ser tocado também pelo pecado!

Sim, foi um momento terrível!


Eu sei que foi terrível porque várias vezes fui tocado pelo pecado! E confesso que as marcas e o cheiro que ele deixou não foram nada agradáveis! Quando penso nisto meu coração treme de medo!

Algumas vezes o pecado me jogou no abismo, me feriu, acabou com a minha vida e tirou por alguns momentos toda a minha esperança!

Sabe é por isso que já não soa estranho um Deus que, carregando os meus pecados não consegue enxergar o fim do túnel! Pelo contrário! É maravilhoso ter um Deus que não está distante de mim, sentado no céu, mas que sabe exatamente o que se passa comigo quando me sinto desamparado!

Só com uma diferença: - Eu mereço me sentir assim, o Senhor Jesus não mereceu!

E ainda bem que aquele dia não foi o último! Porque depois da agonia veio a felicidade! Depois da morte veio a ressurreição! Depois da sepultura, veio a coroa! Acabou o túnel, e a luz estava ali!


JADER: - Uma coisa que eu mais gosto de fazer é compor, fazer uma música nova, mas nessa fase da minha doença. Parece que agente fica tão envolvido com a doença, que esquece das outras coisas, eu havia deixado de compor, foi a minha esposa que me chamou a atenção pra isso: - Meu amor você nunca mais fez uma música nova!

E eu cai na realidade, eu percebi o quanto eu estava sendo injusto com Deus, Ele me deu o talento para usar para Ele e eu não estava usando, eu não sabia quanto tempo ia demorar, eu ia ficar esperando um milagre, sendo que eu poderia compor e aquilo poderia ser um benefício tão grande para outras pessoas. Eu resolvi então mudar de atitude. E então eu fiz a música "Escolhi Louvar Teu Nome". Os resultados não eram os esperados, eu estava lutando já á bastante tempo com a doença, e eu fiz um plano com Deus:

- Eu vou louvar ao Senhor em qualquer circunstância, não vou ficar esperando um milagre pra poder agradecer, eu vou agradecer desde já. E depois de um ano houve um resultado bastante expressivo, uma redução tumoral de 60%.

E hoje depois de cinco anos, que é o tempo que os médicos dizem que é o período de observação, existe uma grande probabilidade do câncer não voltar. O tumor que tinha uns 9 a 10 centímetros por seis e meio, é apenas um nódulo de 2 centímetros, não sumiu totalmente mais houve uma "calcificação periférica", Faz dois meses eu fiz um exame e a minha médica disse que o problema está praticamente resolvido.

Foi essa a maneira que o Jader descobriu de achar força em Deus pra vencer uma doença terrível, mas e alguém que esteve mergulhado no mundo das drogas, um viciado, será que Roberto também conseguiu alguma coisa boa para a sua vida?


ROBERTO MOTA: - Quando eu me levantava disposto a pôr fim da minha vida apareceu um outro personagem eu ouvi uma voz suave, meiga, gentil que me disse:

- Roberto! Você sabia o que era certo, conhecia a verdade, mas você se desviou, esta no fundo do poço do pecado, mas saiba de uma coisa, eu odeio o pecado mas amo o pecador. Por sua causa me deram tapas no rosto, e eu suportei a humilhação por amor a você.

- Sabe Roberto, Me deram chicotadas nos ombros, e eu suportei a dor por amor a você e por todos os pecadores.

- Sabe Roberto, pregaram as minhas mãos e os meus pés sobre uma cruz, e quando os soldados levantaram aquela cruz e a colocaram com toda a força no chão, o peso do meu corpo cedeu sobre os pregos sobre a dor foi terrível, mas eu suportei por amor a você.

- Sabe Roberto, Eu morri de braços abertos e continuo de braços abertos, porque eu ressuscitei. Não importa quão pecador você seja, quão longe você tem andado, o meu sangue é suficientemente para purificar você de todos os seus pecados e para te perdoar transformar e te fazer naquilo que eu quero que você seja.

Quando eu ouvi a voz de maravilhosa de Cristo, quando eu tive um reencontro com Jesus, eu disse:

- Senhor eu vou Te servir para todo sempre.

Jesus estava me dizendo o que está em João 8:11. "Os teus pecados estão perdoados, portanto: vá e não peques mais". Eu me levantei e hoje para a honra e glória de Deus eu sou um ministro do evangelho.

Sabe, não importa se os seus sonhos estão frustrados, se você não encontra mais ânimo para lutar, se você passou a vida toda depositando sua confiança em pessoas, religiões ou métodos errados. Jesus hoje gostaria de dar a você as forças de que você necessita para rir e pular agora que os seus castelos desmoronaram. Não importa o quanto você já sofreu até hoje, nem o quanto ainda possa estar pela frente. Aquele que sabe o que é sofrer, padecer, é o único que se aproxima de você com voz mansa e suave e diz: "Não deixe seu coração se preocupar, neste mundo você vai ter aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo!" João 16:33.


O que você vai fazer com este convite de Jesus? Eu quero sugerir: Abra agora seu coração e: "Feliz ânimo novo!"


Jader Santos: - O que eu aprendi é que a gente pode transformar uma coisa desagradável em benção pra vida da gente, eu posso dizer que hoje eu vivo com mais plenitude, com mais alegria, mais tranqüilidade e mais qualidade de vida, com mais curtição, então Deus me deu um presente.


Roberto Mota: - Houve uma mudança radical na minha vida e é claro que ninguém precisa descer no fundo do poço pra poder mas isso me ajuda a entender o que os jovens passam e saber como ajudá- los, eu sei o que eles passam, o que a família de um alcoólatra, de um drogado sofre, então meu ministério é mais voltado para o tipo de pessoas que tiveram a vida parecida com a minha.

Você não acha que é maravilhoso saber que o seu futuro não está escrito nas estrelas, que Deus te dá uma te dá uma segunda, uma nova chance, Você pode fazer o seu futuro se você se achegar hoje a Jesus então eu gostaria de te convidar pra nos dois nos aproximarmos mais de Jesus, vamos falar com Ele.


Bem Chegou o momento de dizer até logo, este é o fim da nossa palestra, mas é o começo de uma nova vida, com muito mais ânimo pra você e lembre-se:

"Está Escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus". Mateus 4:4.

Oração

Querido Senhor, tantas vezes na nossa vida procuramos caminhos que não são os melhores. Tantas vezes o futuro se apresenta escuro pra nós, não podemos enxergar lá na frente. Mas Senhor!

Temos a certeza que hoje no presente, se estendermos a mão a sua mão vai estar estendida para pegar a nossa.

Obrigado Senhor porque um dia o Senhor se ofereceu e lavou os meus pecados. Porque naquele dia mesmo o Senhor não conseguindo enxergar o futuro, porque o Senhor estava com o peso do pecado de todo mundo, com o peso dos meus pecados, o Senhor venceu e me mostra hoje o caminho, a saída pra salvação.

Toma Senhor a mão desta pessoa que está lendo esta palestra que está também necessitando do Senhor.

Te pedimos em Nome de Jesus.

Amém.

Nenhum comentário: